Sou jovem e rezo o terço

Muitos jovens não rezam o terço por pensarem ser uma coisa de gente velha ou de beatos, mais digo o contrário, rezar o terço é um tributo de nós católicos a Maria mãe de Deus.

Nossa senhora do rosário
Nossa senhora do Rosário

Dizem algumas histórias que a origem do santo rosário deu se início quando a Virgem Maria dignou-se descer do Céu à Terra para ensiná-lo a São Domingos e pedir a sua propagação, em 1206. É uma síntese da vida de Jesus Cristo e de Nossa Senhora. Em Medijugórie, a Rainha da Paz pede para rezá-lo diariamente, mais há outras histórias também sobre a origem do rosário, como a de que ele foi criado pelos pastores de ovelhas que rezavam o rosário com pedrinhas em cada conta para relembrar a vida de Jesus, pedrinhas essas usadas para identificar cada ovelha do rebanho do qual o pastor pastoreava, já que os pastores muito humildes não sabiam contar, chega-se a conclusão que a origem factícia do rosário seja mesmo criado por todos nós peregrinos que amamos Maria.

O importante é o poder da oração do rosário, muitos milagres na história foram documentados através da vocação do rosário, muitas graças foram concedidas a pessoas que rezam sempre o rosário e também a pessoas para quem se reza o rosário, basta fazer uma busca simples no Google com a palavra milagres do rosário e começar a pesquisa a respeito do assunto.

Duas pergunta ou inquisições clássica que sempre escuto quando algumas pessoas me vêem com terço no pulso é a seguinte:

1) Você fica rezando sempre a mesma coisa enquanto deveria estar orando!

Simples de resolver essa questão, primeiro vamos identificar a diferença de rezar e orar, escuto alguns evangélicos menos instruídos dizer o seguinte, eu não “rezo”, eu “oro”, digo alguns evangélicos porque não quero generalizar nossos irmãos evangélicos, muitos deles são instruídos e bem dotados de bom senso e discernimento. A diferença é que rezar é dizer algo que já está pronto, como a oração do Pai-Nosso que já está pronto, e oração é algo que não está pronto, como uma conversa, oração é conversar com Deus, um exemplo que gosto de mostra é que rezar é discar o número de Deus, e a oração é falar com Deus, oração é quando algo é recitado pela primeira vez, como a oração do Pai Nosso, ela foi recitada por Jesus pela primeira vez que nos ensinou para rezarmos ela sempre, para conversarmos com Deus, então eu rezo (disco o número de Deus) e oro (converso com Deus) sempre.

No que diz respeito em dizer sempre a mesma coisa é para que as palavras recitadas quando se reza o terço possa entrar no íntimo da minha alma, criando um ambiente único de oração e meditação, para que minha conversa (oração) com Deus pai, Jesus filho, espirito santo e nossa mãe Maria, possa ser a mais sincera e amorosa oração como se fosse a ultima oração que eu fosse fazer.

Como rezar o terço

A segunda questão é:

2) Porque alguns dizem rosário e outros dizem terço?

Essa perguntinha é bem matemática, o rosário é composto de 15 pai-nossos e 150 aves-maria e o terço é simplesmente o terço do rosário, isso mesmo (1/3) uma parte de 3, então o terço é composto de 5 pai-nossos e 50 aves-maria, que conclui-se um mistério, pois cada mistério é composto de um terço (1/3) do rosário, ou seja, quem rezar 3 terços no dia, completou um rosário.

Antigamente existia-se apenas 3 mistérios meditados pelos peregrinos da igreja, o mistério gozoso (concepção e nascimento de Jesus), o mistério doloroso (agonia e morte de Jesus) e o mistério glorioso (ressurreição e ascensão de Jesus), mais o santo padre o Papa João Paulo II incluiu entre os mistérios gozosos e dolorosos o mistério da luz, ou como é popularmente conhecido, mistério luminoso, que medita a vida pública de Jesus, como o anuncio da boa nova e a instituição da eucaristia, então o terço agora, tecnicamente se tornou um quarto (¼), disse tecnicamente, porque ele continua sendo conhecido como terço mesmo.

Terço no braço, moda ou profissão de fé?

Ando vendo ultimamente, muitos jovens andando com o terço no pulso, acho muito bonito isso, pois é uma forma de proclamar sua fé, mais será que está fé que proclamamos é uma fé viva ou uma fé morta? Devemos então no mínimo rezar uma dezena por dia do terço, para não perdermos essa tradição e preparação para a oração com Deus, convido a todos os jovens, físicos ou espirituais a recitarem o terço com fé, pois “assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta” (Tiago 2.17). e como nossa senhora diz, o terço é a armadura espiritual para vencermos a guerra contra o mal e nossa arma é a bíblia, armemo-nos então para a batalha como jovens renovados pelo espírito de Deus e proclamemos a todos nossa fé viva, de seu amigo e irmão, Jovens Apostolos.

Anúncios
Categorias: Terço | Tags: | 5 Comentários

Navegação de Posts

5 opiniões sobre “Sou jovem e rezo o terço

  1. Taíse Mendes

    Gostoso ler sobre assuntos que além de trazer instrução, trazem tbm conforto ao nosso coração, ainda mais envolvendo nossa Querida Mãezinha que é Maria.
    Que Deus te abençõe muito Anderson, para que vc persista em escrever sobre o que é de Deus e de uma maneira tão carinhosa e aconchegante!

  2. Arthur

    A PAZ DE JESUS E O AMOR DE MARIA.!

    Concordo plenamente com vc meu caroamigo…tenho18 anos e REZO O TERÇO, mas não andocom ele no braço … e sim no pescoço rsrsrs… Axo sim que muito estão com o terço no Braço mas somente reza-se o terço em um grupo de Oração ou em uma novena…Temos rezar TODOS OS DIAS, pois o SANTO TERÇO, é uma das melhores formas de ” entregar flores a nossa MÃE, de agradece-la pela a salvação de nossos pecado, por ala aceitar esse chamado..

    IRMÃO REZE…NÃO SEMENTE CONTE BOLINHAS, MAS REALMENTE REZE COM A ALMA.

    • andersonfortes

      Isso mesmo Arthur, é bom ver jovens que rezam o terço, existem tbm varios tipos de terço, o tradicional com a ave-maria e outros como o terço da misericordia que faço todos os dias as 15hs, peço a vc, que em suas intenções do terço, ore por todos os jovens, pedindo vocações para servir a Cristo verdadeiramente.
      Fique em paz e que Deus te abençoe.
      Abraço.

  3. Arthur

    Sim conheço estes tambem…rsrs

    Normalmente rezo o MARIANO, mas de vez em quando rezo da DIVINA PROVIDENCIA, DA MISERICORDIA e outros que tem em um livro qu eeu comprei..
    se não me engano o nome é ORAÇÕES SELECIONADAS – POR CURA, LIBERTAÇÃO E INTERCESSÃO.

    pode deixar que eu colocarei todos os JOVENS ai nas minhas orações que vou começar daqui a pouco…

    e não sou só eu que rezo não…Tenho também muitos colegas que rezam o terço eles tem a mesma idade que eu.

    A PAZ DE JESUS E O AMOR DE MARIA…e vamos Juntos nesta evangelização atraves do TERÇO.

    obs. recebi um e-mail falando que eu assinei algo…o que é realmente isso???

    ABRAÇO ANDERSON

    • andersonfortes

      Agradeço as orações… nunca perca o espírito de perseverança e tenha sempre coragem nos tempos difíceis.

      Sobre a aquela mensagem… acredito que seja uma mensagem automatica que o blog envia, avisando que vc comentou no blog… ou vc assinou algum feed nosso.

      Fique em paz.
      Abraço e que Deus te abençoe.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: