Especial Dia dos Namorados: Namoro Cristão

Sempre ouço na igreja católica o termo namoro cristão, mais será que os jovens de hoje sabem o que é um namoro cristão.

Bom vamos por partes, um namoro cristão como o nome já diz é fundamentado na fé que temos em Jesus Cristo, então é um namoro motivado nos mandamentos de nosso senhor Jesus, mais espera aí, vocês podem se perguntar, – “não sabia que Jesus tinha falado algo relacionado a namoro?” – , e respondo pra vocês, na verdade Jesus nunca disse nada relacionado a namoro mesmo, mais Jesus falou e sempre deu testemunho de amor, e esse é o nosso ponto chave, o amor, pois quem namora ama, e se Deus é amor, quem ama alguém verdadeiramente, conseguiu enxergar Deus nessa pessoa.

Bom descobrimos que o amor é o ponto chave que liga Jesus Cristo ao namoro, o tornando assim, “um namoro cristão”, podemos agora relacionar algumas partes dos ensinamentos bíblicos ao namoro cristão, uma parte da bíblia que gosto muito (diga-se de passagem), é 1Co 13,4-7 ;no qual transcrevo logo abaixo:

4 O amor é paciente,

o amor é prestativo;

não é invejoso, não se exibe,

não se incha de orgulho.

5 Nada faz de inconveniente,

não procura seu próprio interesse,

não irrita não guarda rancor.

6 Não se alegra com a injustiça,

mas se alegra com a verdade.

7 Tudo desculpa, tudo crê,

tudo espera, tudo suporta.

Esse pequeno trecho da bíblia já diz praticamente tudo que deve ser observado para levarmos um namoro no amor verdadeiro, mais como havia dito “praticamente” tudo, mais não tudo, um namoro cristão também é caracterizado pela castidade do casal, mais me pergunto, o que é isso de Castidade?

Segundo o dicionário “Houaiss”da língua portuguesa em sua 3º definição de castidade diz: – Castidade: Característica de uma coisa casta; pureza. – ou seja, em outras palavras, um namoro fundamentado na pureza do casal, um namoro onde não há sexo ou em outras palavras não há fornicação.

São Josémaria Escrivá de Balaguer

São Josémaria Escrivá de Balaguer

Josemaria Escrivá, canonizado no último decênio do século XX, por exemplo, deixou escrito sobre a castidade:

Que bela é a santa pureza! Mas não é santa nem agradável a Deus, se a separamos do amor. O amor é a semente que crescerá e dará frutos saborosíssimos com a rega que é a pureza. Sem amor, a pureza é infecunda, e as suas águas estéreis convertem as almas num lamaçal, num charco imundo, donde saem baforadas de soberba.

Nós queremos olhar com olhos limpos, animados pela pregação do Mestre: “Bem-aventurados os que têm o coração puro, porque verão a Deus.” A Igreja apresentou sempre estas palavras como um convite à castidade. Guardam um coração sadio, escreve São João Crisóstomo, “os que possuem uma consciência completamente limpa ou os que amam a castidade.” Nenhuma virtude é tão necessária como esta para ver a Deus.

O Lírio é considerado um dos símbolos da pureza

Então como diz nossos santos da igreja a castidade é uma virtude muito bela de se cultivar, relativo também aos frutos do espírito santo, como a temperança na qual me faz lembrar de Ga3,26-27 “De fato, vocês todos são filhos de Deus, pela fé em Jesus Cristo, pois todos vocês, que foram batizados em Cristo, se revestiram de Cristo”. Então que todos nós sejamos revestidos de Cristo para um namoro casto, somente quando temos um namoro casto podemos conhecer a outra pessoa verdadeiramente, o sexo é uma benção no casamento, mais que mesmo dentro do casamento seja abençoado, sem que aja bizarrices com casais casados, mais essa é outra questão na qual não falarei agora, mesmo porque não sou casado, mais mesmo não sendo não me impeço de em outro post falar a respeito, porque como diz o padre Reginaldo Manzotte, “o médico não precisa ter ficado doente de todas as doenças para saber tratá-las”.

Antes de encerrar esse post especial do dia dos namorados gostaria de escrever mais uma coisa, um namoro casto é uma questão de escolha do casal que quer viver um namoro Cristão, se você já não é mais virgem, por problemas anteriores ou falta de informação, quero dizer a você, hoje é o momento da escolha, hoje é o dia que Deus quer te dar a liberdade, nada impede você que não é mais virgem de ter um namoro cristão, basta querer e se abdicar do sexo antes do casamento, se você namora e tem uma vida sexualmente ativa com seu namorado ou namorada, te digo, não vai ser fácil, mas para Deus nada é impossível, orem bastante, meditem a bíblia juntos e busquem a confissão com um sacerdote e com fé em Deus vocês encontrarão a felicidade verdadeira do namoro em cristo, pois o namoro é uma fase de conhecimento, onde aprendemos amar não somente a outra pessoa, mais aprendemos amar também os defeitos dessa pessoa, e quando descobrimos que os defeitos dessa pessoa são menores que o amor que cada um sente um pelo outro, esse pode ser um possível sinais de um futuro matrimonio.

Peço a Deus por todos os namorados e também por aqueles que querem muito achar seu namorado ou namorada, tenham paciência e confiem em Deus, pois a fé significa acreditar no que não se vê, então acreditem em Deus e tenham paz, tenho certeza que Deus já sabe onde está seu namorado ou sua namorada e como vocês se encontrarão, enquanto esperam pelo encontro com sua namorada ou seu namorado, rezem com confiança e se preparem para seu namorado ou namorada e também ter um namoro cristão, sem ficar pulando “de galho em galho”, pois namoro é conhecimento, e estar em cima de algum galho não significa que eu saiba de qual árvore este galho pertence.

Um abraço a todos e Feliz dia dos namorados, fiquem com Deus e tenham a paz, de seu amigo e irmão Jovens Apóstolos.

Categorias: Cartas de Paulo, Namoro | Tags: | 6 Comentários

Navegação de Posts

6 opiniões sobre “Especial Dia dos Namorados: Namoro Cristão

  1. Cintia

    Amado que unção….Parabéns!!!!
    Acredito que muitos atravez de suas palavras, hoje, sabem o que é verdadeiramente um namoro Cristão.
    Deus te abençõe!!!!

  2. Vamos adotar esse pensamento
    Castidade Deus quer eu consigo …
    Namorar é conhecer, ser amigo, respeitar, etc …
    Se estamos seguindo a castidade, significa que estamos mais pertos de Deus, porque a castidade é fazer um algo a mais por três objetivos, principalmente por Deus, pela(o) sua (seu) namorada(o), e por você mesmo, que está mais perto do reino que Deus nos preparou …
    Ótimo artigo Anderson
    Deus te abençoe
    Fiquem todos com Deus galera o/

  3. Joo'r

    Nossa,mtoo peerfeitoo !
    Parabeens !! *—-*

  4. Que lindo é ler essas palavras escritas por um jovem! Deus conserve você assim firme nas suas convicções. Mesmo que o mundo te diga tantas coisas erradas, queira te mostrar uma felicidade imcompleta. Continue assim firme na fé, e disposto a seguir a palavras do mestre Jesus.
    Paz e Bem!!
    Silvia

  5. Daniela Barros

    Que belo artigo, Anderson…
    Que Deus abençoe vcs nessa missão tão especial de ser apóstolos do Cristo no mundo de hj… Sabemos o quanto nossa sociedade é cruel com os jovens. Mas… acredito na contradição que podemos causar: sermos diferentes mesmo em meio tantos apelos para o pecado.
    Que o Senhor nos ajude a viver no mundo como jovens sadios, santos e felizes, vivenciando todas as belezas dessa fase da nossa vida, mas sempre guardados pelo Pai!

    Um abraço!

  6. Fernanda

    muito bom quando Deus està no centro de um namoro…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: