Reflexão: Oração do Pai Nosso

Nas vossas orações, não multipliqueis as palavras, como fazem os pagãos que julgam que serão ouvidos à força de palavras. Não os imiteis, porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes que vós lho peçais.

Eis como deveis rezar: PAI NOSSO, que estais no céu, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso Reino; seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos aos que nos ofenderam; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.

Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, vosso Pai celeste também vos perdoará. Mas se não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai vos perdoará.(Mateus 6, 7-15)

caminho que leva ao Pai

 “PAI NOSSO”

Jesus quando voltava suas orações a Deus, ele O chamava de “Pai”, em Seus atos nos ensina como agir, voltando nossas orações a Ele, O chamando de Pai.
Meu Pai, se não é possível que este cálice passe sem que eu o beba, faça-se a tua vontade!” (Mateus 26, 42)
Pai uma palavra de intimidade, você não chega a qualquer pessoa e o chama de pai, você chama seu pai de carne de pai, e pode ser que o diz a outras pessoas, mas o diz a pessoas intimamente ligadas a você, pessoas que lhe causam segurança, que verdadeiramente há um respeito muito grande.
Vejamos nas Sagradas Escrituras, alguns trechos de homens de Fé, que pronunciam a palavra a Deus, O chamando de Pai.

sois vós, Senhor, o nosso pai, nosso Redentor desde os tempos passados.” (Isaías 63, 16)
E, no entanto, Senhor, vós sois nosso pai; nós somos a argila da qual sois o oleiro: todos nós fomos modelados por vossas mãos.” (Isaías 64, 8)
”A Deus, nosso Pai, seja a glória, por toda a eternidade! Amém.” (Filipenses 4, 20)

“Temos a ousadia de chamar “Pai” a Deus porque Jesus nos chamou à Sua intimidade e fez de nós filhos de Deus.” (Youcat – parágrafo 515)

Quando se pronuncia “Pai Nosso” você já trata com intimidade, um ligamento maior, e Jesus Cristo é o Nosso Pai, acima de nossos pais carnais. Essas palavras de grande efeito “Pai Nossojá nos mostra como são nossas identidades como Cristãos, que é sermos filhos de DEUS.

“QUE ESTAIS NO CÉU”

Nosso lugar é ao lado do nosso Pai. Por isso de que adianta apegarmos a bens materias? Portanto cultivai boas amizades,
fazei de vossa casa um lugar de Paz, contemple uma bela melodia e uma bela composição, aprecie a natureza, ame, se encontre em oração com Deus, viva intensamente bem, pois daqui levaremos os frutos de um aprendizado em Cristo, levaremos tudo aquilo que nos aproximou do Reino dos Céus.

”Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus” (Mateus 5, 12)

Quando nos dedicamos a Deus na Sua glória e ao próximo em necessidade, quando fazemos a experiência da alegria do amor, quando nos convertemos e nos reconciliamos com Deus … surge, então, o Céu.” (Youcat – parágrafo 518)

Não é Deus que está no Céu; o Céu é que está em Deus” (Gerhard Ebeling)

“SANTIFICADO SEJA O VOSSO NOME”

Quando dizemos “Santificado seja o Vosso Nome” estamos reconhecendo a Vossa Santidade, pois Ele é Santo e nos aproximamos d’Ele com veneração e humildade.
Jesus Cristo nos faz também o convite de sermos santos “Sejam santos, porque Eu Sou Santo.” (1Pedro 1, 16).

Ao criar o homem “à Sua imagem e semelhança”(Gn 1, 26), Deus “o coroa de glória”, mas, pecando o homem é “privado da Glória de Deus”. Sendo assim, Deus vai manifestar sua Santidade revelando e dando seu Nome, a fim de restaurar o homem “segundo a imagem de seu Criador”(Cl 3, 10).” ( Catecismo Igreja Católica – Parágrafo 2.809)

Santificar o nome de Deus significa fazer a Sua vontade” (Youcat – parágrafo 519)

Portanto santifique você também a vossa vida, faça obras de santificação as pessoas que o cercam, e isso só será possível com o foco em Jesus.

“VENHA A NÓS O VOSSO REINO”

Busquemos com todas as nossas forças o Reino de Deus, e isso será possível diante dos nosso atos, como agimos em cada situação, estamos verdadeiramente tendo Fé?
“Venha a nós o Vosso Reino” a nossa esperança em Cristo está florida neste trecho, quando pedimos pelo o Reino de Deus, temos que fazer valer a pena para te-Lo.

Na Oração do Senhor, trata-se principalmente da vinda final do Reinado de Deus mediante o retorno de Cristo” (C.I.C. – Parágrafo 2.818)
Só um coração puro pode dizer com segurança: “Venha a nós o Vosso Reino”. É preciso ter aprendido com Paulo para dizer: “Portanto, que o pecado não impere mais em vosso corpo mortal” (Rm 6, 12)” (C.I.C. – Parágrafo 2.519)

Deus está nos olhos e no coração de cada pessoa, portanto o Reino de Deus já está em nós.

“SEJA FEITA A VOSSA VONTADE, ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU”

Professar essas palavras não podem ser da boca para fora, apenas falar, temos que viver o que estamos dizendo.
As vezes eu me pego a pensar, mas o que será que Deus quer de mim? Deus quer que eu AME e me torne mais sensível a compreender o que quereres de mim.
Temos que estar prontos para a vontade de Deus, olha as Palavras de Jesus em um momento de extrema agonia, em que sabia tudo que seria submetido:
”Pai, se queres, afasta de Mim este cálice. Contudo, não se faça a Minha vontade, mas a Tua!” (Lucas 22, 42)
Se estudarmos os passos de Jesus no Evangelho iremos compreender a maneira certa de agir, e quando estamos em um momento de muita dificuldade o que mais queremos é ser ver livre disto, porque quando tudo está bem é fácil viver, mas o nosso chamado se encontra em todas as situações, principalmente quando nossa Fé é testada.

“Pela oração é que podemos “discernir qual é a vontade de Deus” e obter “a perseverança para cumpri-la”. Jesus nos ensina que entramos no Reino dos céus não por palavras, mas “praticando a vontade de meu Pai que está nos céus” (Mt 7, 21)” ( C.I.C. – Parágrafo 2.826)

Análise bem o que dizes, e diga com o coração “Seja feita a Vossa Vontade”

“O PÃO NOSSO DE CADA DIA NOS DAI HOJE”

Nós dependemos do ar que respiramos, do alimento e da água para saciar as necessidades básicas e manter a saúde, conseguindo prosseguir com o nível de atividade.
“O Pão Nosso” aqui pedimos todo o bem necessário para se manter a vida. Lembrando que “Não só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus” (Mateus 4, 4) este trecho vem nos ensinar, que nós também necessitamos do alimento espiritual.

“Dai-nos” é ainda a expressão da Aliança: pertencemos a Ele e Ele pertence a nós, age em nosso favor. Mas esse “nós” o reconhece também como o Pai de todos os homens e nós lhe pedimos por todos eles, em solidariedade com suas necessidades e sofrimentos. (C.I.C. – Parágrafo 2.829)

“PERDOAI NOSSAS OFENSAS, ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS A QUEM NOS TEM OFENDIDO”

Assim como Deus perdoa nós devemos também perdoar. De nada adianta recorrermos sempre a Jesus pedindo perdão e não sabermos viver o ato do perdão.
Olha na pergunta que Pedro direciona a Jesus:
Então Pedro se aproximou dele e disse: Senhor, quantas vezes devo perdoar a meu irmão, quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?
Respondeu Jesus: Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete.”
(Mateus 18, 21-22)
A misericórdia de Deus só chegará em nossos corações, através do nosso ato do perdão. Quem AMA, sabe perdoar.

“E NÃO NOS DEIXEIS CAIR EM TENTAÇÃO, MAS LIVRAI-NOS DO MAL”

  “Não cair em tentaçãoenvolve uma decisão do coração: “Onde está o teu tesouro , aí estará também o teu coração … Ninguém pode servir a dois senhores” (Mt 6, 21.24) “Se vivemos pelo Espírito, pelo Espírito pautemos também nossa conduta” (Gl 5, 25). Neste “consentimento” dado ao Espírito Santo, o Pai nos dá a força. “As tentações que vos acometeram tiveram medida humana. Deus é fiel; não permitirá que sejais tentados acima de vossas forças. Mas, com a tentação, Ele vos dará os meios de sair dela e a força para suportar” (1Cor 10, 13)” (C.I.C. – Parágrafo 2.848)

Somos seres fracos, aqui pedimos forças a Deus para não ficarmos presos na escravidão do pecado.

”Neste último pedido, a Igreja traz toda a miséria do mundo diante do Pai. Com a libertação dos males que oprimem a humanidade, ela implora o dom precioso da Paz e a graça de esperar perseverantemente o retorno de Cristo. (C.I.C. – Parágrafo 2.854)

O Pai Nosso é mais que uma oração – é um caminho que leva diretamente ao coração do nosso Pai” ( Youcat – parágrafo 514)

“AMÉM!”
Sabe o que significa a palavra “Amém”?
Que assim seja! No final da oração do Pai Nosso, como em tantas outras é pronunciado o Amém, quando você diz Amém, está aceitando o que foi dito.

Jovens Apóstolos

Anúncios
Categorias: Cartas de Paulo, Catecismo da Igreja Católica, Ev. Lucas, Ev. Mateus, , Igreja Católica, Santidade, Santos, Vida de Jesus, YOUCAT | Tags: , , , | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: