Concetta Bertoli

A Crucificada por amor – a venerável Concetta Bertoli, Terceira Franciscana
Veneravel Concetta Bertoli    A venerável Concetta Bertoli é mais uma entre as figuras que sofreram no próprio corpo para a elevação espiritual, por doce resignificação, se ofertou como vítima pelos sacerdotes, missionários e pecadores. Podemos contá-la entre tantas outras almas na Igreja que se imolaram e se imolam para oferecer-se a Deus, sejam elas leigas ou religiosas.
Entre tantos e tantas podemos encontrar o seu nome. Ela nasceu em 14 de abril de 1908 em Mereto di Tomba (Udine) Itália e viveu os seus dezesseis anos frequentando a escola e se dedicando ao trabalho nos campos.
No Natal de 1924 foi surpreendida de uma grave doença, uma artrite que deforma e quase seis anos depois, quando tinha vinte dois anos, ficou completamente imobilizada, com a boca quase que fechada de modo que era possível somente se alimentar de líquidos. Com o corpo contorcido quase como a letra “S”, ficou presa a cama quase imóvel, por vinte e seis anos. A razão pela qual foi considerada “a Crucificada de Mereto di Tomba” no inicio da sua juventude ela gritava o seu não a esse calvário, depois ajudada pelo pároco, mergulhou no mistério Da Cruz e devagar aceitou viver com Jesus o seu Calvário.
Depois de 7 de agosto se tornou Terceira Franciscana, louvando a Deus e edificando a todos com o espírito de São Francisco. Aos quarenta e dois no ano 1950 fica completamente cega e mesmo assim procura oferecer-se “ tudo pelos pecadores e pelos missionários” e procurando consolar quem a assistia dizia: “ Eu sou uma missionária da dor”, “ não fiz o bastante ainda para agradecer a Deus por ter me colocado nessas condições”, “ o Senhor confia um lugar a todos, a mim deu este, eu sou contente”.
Querendo festejar o vinte e quatro de dezembro de 1949, as bodas de prata, sendo os vinte e cinco anos da sua crucificação, fazendo celebrar a missa no seu quartinho. Em julho de 1938 foi transportada pela UNITALSI em peregrinação a Lourdes e explicava de fazer essa visita não esperando de ser curada, mas para receber força para suportar.
No dia 19 de julho diante da gruta, pediu de obter a graça de poder se comunicar , Concetta Bertoli - quadrocoisa que era impossível porque as mandíbulas e os dentes eram pregados. No dia onze de setembro de 1951 a UNITALSI a conduziu na peregrinação a Loreto , no Santuário e desejou ver a Santa Casa levada numa maca, cega viu a santa casa que descreve aos presentes “ tijolinho por tijolinho” de novo partiu de Loreto a treze de setembro, e voltou a estar cega, mas feliz por ter recebido a graça.
Ela mesma comentava sobre a cegueira : “ Perdi a visão dos olhos, mas tenho os olhos da fé” Em janeiro de de 1956 anunciou que naquele ano seria morta, de fato em seis de março recebeu a ultima comunhão e morreu a onze de março de 1956 na sua casa de Mereto di Tomba; foi sepultada no cemitério local , onde em cinco de agosto de 1973 foi transladada e para a Igreja paroquial. A causa de beatificação iniciou-se em Udine em treze de Janeiro de 1969, o seu quartinho se transformou em lugar de devoção, no ano de 1985 houve em Udine um processo sobre uma cura tida como miraculosa.
Essa santa de nossos dias nos revela como pode ser util a Deus o amor que temos por Ele e o significado que damos a nossa vida quando vivida por amor de Deus não importando as nossas condições. A venerável Concetta fez da sua vida na cruz um instrumento para unir-se a Cristo e ser caminho para levar os homens a Deus.
No seu leito de dor Ela ofereceu-se a Deus pelos pecadores mostrando que o importante na nossa vida não è oo quanto fazemos mas o amor è ele que nos aproxima de Deus e dos irmãos.

Concetta Bertoli   Podemos ver no seu testemunho de vida um claro exemplo da simplicidade da espiritualidade franciscana que procura estar em contato com Deus, louvá-Lo nas diversas situações da vida, procurando estar na presença Dele. Viver jubilante e cheio da graça que Ele nós dá, aceitando a vida e vivendo a Bem usando o que não vemos como muito bom para nos aproximar de Deus ao invés de nos distanciar. Todas as ocasiões são uma oportunidade para encontramos com Deus e não para fugirmos Dele.
Que o Senhor nos abençoe este testemunho nos faça caminhar cada dia mais na direção de Deus.

Paz e Bem!

Esse artigo é na sua maior parte uam tradução do artigo de Antonio Borelli, do site: santi e beati. E alguns comentários do artigo: Concetta Bertoli, Crocifissa per amore in Porta voce di San leopolodo Mandic, anno 48, n.4, maggio 2008. Para aprofundamento cito o livro: Crocifissa per amore. Vita e spiritulita della venerebile Concetta Bertoli terziaria francescana, Messaggero padova, 2008. de Aurelio Blasotti.

Artigo: Frei Emerson – Itália/ Roma
Link:
Fraternidade Pérola Preciosa

 

Jovens Apóstolos

Categorias: Exemplo Para a Vida, , História, Igreja Católica, Santidade, Santos, Testemunho | Tags: , , , | 1 Comentário

Navegação de Posts

Uma opinião sobre “Concetta Bertoli

  1. Conhecendo um pouco da vida da venerável Concetta, não existe dúvidas sobre os sinais do sagrado e o quanto nossa vida é um sopro, pois no auge de sua juventude se ver em tais condições não é fácil, somente com fé, e quando digo fé, me parece tão pequeno o que quero dizer, mas fé é a força mais poderosa desse mundo, ela que move montanhas, não em sentido literal, mas em sentido verdadeiro da palavra.

    Aprendo que nenhuma dor é o bastante, que possa vencer o amor verdadeiro, seja dor física, psiquíca ou espiritual, a dor é um estado de santificação, não devemos ser sadomasoquistas, mas devemos aceitar as condições que passamos nessa vida, pois o que importa realmente para nós, é correr e alcançar a coroa da salvação.

    O resto, é resto.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: