Afetividade

Quando alguém ama uma coisa a sério, tem tanta vontade dessa coisa que sai de si para se entregar a ela. Um músico pode entregar-se a uma obra-prima. Uma educadora de infância pode estar disponível de todo o coração para as suas crianças. Nessa amizade está o amor. A mais bela forma de amor neste mundo é, todavia, o amor entre o homem e a mulher, no qual duas pessoas se entregam mutuamente para sempre.
Esse amor humano é uma imagem do amor divino, o amor por excelência. O amor é o que o Deus trino tem de mais íntimo. Em Deus, existe partilha constante e entrega perene. Quando o amor divino transborda , participamos no eterno amor de Deus. Quanto mais o ser humano ama, mais parecido fica com Deus. O amor deve cunhar toda a vida de uma pessoa, o que, no entanto, se realiza profundamente quando um homem e uma mulher se amam no matrimônio e se tornam uma só carne.
(Gn 2,24)” YouCat – Catecismo Jovem 402
AfetividadePara conseguirmos colocar em prática o que Deus deseja para nós, é preciso primeiramente buscá-lo na nossa vida como o “Amor Maior”. Precisamos entender que aquilo que Ele deseja para nós é o melhor que podemos ter para nossa vida.  Compreender também que o amor dele por nós é imenso, infinito, um amor inigualável do qual nenhum outro amor terreno é compáravel.
Apartir disso, podemos aprender que ele nos tem dado orientações de como viver nossa afetividade e sexualidade. Na primeira carta aos Coríntios São Paulo nos diz: “Tudo me é permitido, mas nem tudo convém.” São Paulo nos diz isso porque ele já sabia que o mundo apresenta muitas situações como sendo boas, prazerosas. Enquanto que para aqueles que querem seguir realmente os passos de Jesus, não convém. Pois fere a nossa dignidade de filhos amados de Deus, e mancha a imagem e semelhança do Pai que somos você e eu.
O amor é o principal mandamento deixado por Cristo, e como diz o catecismo jovem, devemos cumprí-lo nos entregando sem reservas. A afetividade está presente em diversas áreas da nossa vida, e podemos ser a diferença no mundo justamente com esse ingrediente fundamental para nós cristãos, o amor. Os nossos relacionamentos precisam estar abastecidos com esse amor, e a maior fonte desse amor sincero e constante está no próprio Cristo, nosso Senhor.

Quero um amor maiorDurante o período de férias, a Canção Nova realizou o acampamento Revolução Jesus, coordenado pelo Adriano Gonçalves, com o tema “Quero um Amor Maior”. Em uma de suas pregações, fez questão de afirmar o papel do homem e da mulher que o mundo tenta desfigurar:
Nós precisamos voltar a sermos homens e mulheres de verdade, assim como o verdadeiro homem, Jesus Cristo! As mulheres querem segurança, e querem apostar a vida delas no que vale a pena, elas não querem algo que defenda somente o corpo delas, mas a alma. Alguém que possa levá-las para o céu. A mulher é o sonho de Deus para o homem, o auxilio. A mulher foi feita para levar o homem a Deus e o homem para levar a mulher ao céu! Você mulher precisa revelar Deus! Seja bonita, se arrume, revele sua beleza, revele a beleza de Deus para nós, homens!
Precisamos ser para o mundo a geração que vive o AMOR.
Onde o amor emerge, ele segura todos os outros impulsos e sublima-os em amor” São Bernardo de Claraval

Anúncios
Categorias: Sem categoria | 1 Comentário

Navegação de Posts

Uma opinião sobre “Afetividade

  1. Muito lindo, é bem isso mesmo. Temos que amar, amar em Deus; esperar em Deus.. Porque tudo que vem Dele é para o nosso bem, é o que precisamos, é o melhor para nós..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: